Vitamina D - a melhor amiga da pele e cabelos!
- gabriela zanotto staevie
- 18 de mai.
- 3 min de leitura
A vitamina D é um hormônio (sim! um hormônio, pois modula nossos genes!!) que atua em muuuitas rotas metabólicas do nosso corpo, incluindo a manutenção do ciclo capilar e a integridade da pele. Isso porque a vitamina D é ativadora direta da proliferação e diferenciação dos queratinócitos - simplesmente são as células que compoem a pele e que "fazem" os cabelos (sendo didática aqui). E a maioria das pessoas NÃO tem níveis ideais dessa vitamina!
Como ela é produzida?

Nós não produzimos ela endogenamente, é preciso do sol para que ela seja produzida. E é lá dentro da nossa pele que isso acontece. Através dos raios UVB incidindo lá na junção dermoepidermica (camada profunda da pele) ocorre a metabolização da molécula 7-dehidrocolesterol em colecalciferol (Vitamina D3).
Mas ela ainda não está pronta para uso ainda...O colecalciferol é então hidroxilado no fígado em 25-hidroxi-vitamina D (25-OH D - isso aqui a gente vê muito nos exames de sangue, né? ela é a mais estável e ideal para análise). Essa 25-OHD é a forma que ela é armazenada, é o nosso estoque. Ela ainda precisa ir láá para os rins e outros tecidos para ser transformada em 1,25-dihidroxivitamina D (outro bixinho que aparece no exame de sangue), sua forma ativa que modula processos como imunidade (ela é reguladora dos linfócitos), saúde óssea (responsavel pela absorção de cálcio e fósforo), manutenção do ciclo capilar (além de evitar a miniaturização dos folículos, isso ocorre na calvície) e a manutenção da integridade da pele como barreira efetiva.
Sabia que existe horário para ativar a tua vitamina D?
Sim! Existem 3 radiações principais que incidem sobre a terra, UVA, UVB e UVC. A UVA é a que mais incide sobre nós, em todos os horários do dia; a UVC não passa pela nossa atmosfera; e a UVB incide no horário das 10h às 14h da tarde...e infelizmente, é o responsável pelo câncer de pele, por isso a gente evita de ir pra praia nesse horário, lembra? Só que a diferença entre o veneno e o remédio é a dose não é mesmo?
O tempo necessário para que ocorra a ativação é de 10-20 minutos de exposição, nas pernas e braços, sem filtro solar. Mas sim, existe um grande debate sobre essa recomendação, justamente pelos riscos do câncer de pele.
Mas...AGORA ME DIZ, VOCÊ FAZ ESSA EXPOSIÇÃO, NESSE HORÁRIO, POR ESSE TEMPO, TODOS OS DIAS?
Provavelmente não né..."ahh mas podemos adquirir pela alimentação..." sim, podemos, alguns alimentos possuem vitamina D (gema de ovo, cogumelos irradiados e salmão), porém mesmo que você os coma todos os dias, não é suficiente.
Portanto, a suplementação passa a ser a forma mais fácil e eficaz (e talvez, segura?) de manter os niveis ideais.
Suplementação
Você pode sim, suplementar uma dose baixa que não irá lhe causar prejuízos, porém sem saber os teus níveis através de exame laboratorial, pode estar tomando uma dose insuficiente e jogando seu dinheirinho fora :)
Hoje já se preconiza níveis entre 50 a 75ng/ml (e você aí bem tranquilo com a vitamina D em 29ng/ml no exame laboratorial xD) como ideais para manutenção da saúde tanto dos cabelos e pele como do corpo todo.
Fontes consultadas: Bikle DD. Vitamin D metabolism, mechanism of action, and clinical applications. Chem Biol. 2014;21(3):319–329.
Blanck A, Reinholz M, Kruse N, et al. Vitamin D regulates hair follicle cycling. J Invest Dermatol. 2011;131(9):1800–1804.
Holick MF. The role of sunlight in the cutaneous production of vitamin D. Nutr Rev. 2008;66(10 suppl 2):S182–S194.





Comentários